Como ter excelência no atendimento ao cliente

Como ter excelência no atendimento ao cliente

Começo esse artigo com essas duas frases, pedindo licença ao meu amigo Rogerio Falcão – um bom baiano de Ilhéus-BA, para ilustrar como ter excelência no atendimento ao cliente.


– “E ai vai um café da casa?”

– “Tá louco, não existe café da casa!”


Elas fazem parte do dia a dia do meu amigo devido a um detalhe: o café expresso em Ilhéus, e mais especificamente em seu estabelecimento, tinha uma demanda menor do que o café feito no coador. Certa vez, quando um colaborador foi questionado por um cliente sobre o café, surgiu o seguinte diálogo:

Colaborador:  – “Quer um café expresso?”

Cliente:  – “Quero o café de coador!”

Colaborador:  – “Ah, o senhor quer um café da casa!”


E pronto, o termo CAFÉ DA CASA ficou consagrado!


Bem, tomei esse espaço para falar um pouco do meu amigo Rogerio Falcão mais para trazer você até aqui e dizer que, no atual mercado, empresas que possuem um diferencial competitivo se destacam e atraem mais clientes, conseguem se estabelecer e conquistam uma posição preferencial entre os clientes.  Com isso, podemos identificar nessas empresas o aumento do marketshare.


Estamos falando de restaurante? Sim, estamos falando de restaurantes, estamos falando de negócios e, como exemplo, quero citar algumas empresas que são exemplo nesse tipo de conquista junto aos clientes: 1. Natura, 2. Apple, 3. Netflix, 4. Uber, 5. Nubank, 6. Coca-Cola. Todas realizam um trabalho excelente, mas pergunto: quem já ouviu falar das Pipocas do Valdir?


Então fica a dica para essa leitura!


Pipoca do Valdir


Inovação não é apenas para as grandes empresas. A barraquinha de pipoca do seu Valdir, em Curitiba, tem produtos diferenciados como pipoca com bacon, que agrada muito o consumidor. O óleo de soja também foi substituído pelo de girassol e de canola, que reduzem os malefícios à saúde para quem sofre de colesterol alto. Além disso, ele faz um atendimento personalizado e ainda entrega um kit higiênico para que seus fregueses possam se higienizar. Esse kit contém um guardanapo, um palito de dentes e uma bala de menta, e serve como uma verdadeira propaganda do seu negócio.


Quais são os diferenciais competitivos que fazem a sua marca ser mais forte?


Na Era da Informação, as facilidades tecnológicas tornam as pessoas cada vez mais atualizadas e alinhadas aos seus interesses nos empresários, e nossas empresas precisam refletir o acesso à informação e facilidades para que possamos nos tornar mais competitivas, mantendo o foco em estratégias que impulsionem o bom atendimento ao cliente.


O Brasil é um dos piores no quesito qualidade do atendimento. Recentemente, uma  pesquisa feita pela empresa sueca Better Business World Wide, divulgada no fim do ano passado, mostrou o Brasil no penúltimo lugar na classificação sobre atendimento a clientes iniciados com um sorriso. No país em que se apregoa ser a terra das pessoas carismáticas, é muito mais comum o consumidor entrar na loja e o vendedor estar de cara fechada. Intitulada “Smiling Report”, a pesquisa reuniu 1,7 milhão de avaliações de atendimento ao cliente, feitas em 69 países da África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.


Seguindo essa pegada, podemos entender que não precisa ser a Apple ou ter a estrutura da Uber para ser uma empresa de destaque e transformar o atendimento ao cliente em valores a seu favor. É preciso apenas ter a vontade de querer fazer assim como o Seu Valdir! Fica a dica!


Em quais outros diferencias a sua empresa deveria investir?


Antes de terminar, vou relacionar aqui alguns pilares do bom atendimento para vocês se apoiarem nessa jornada da excelência.


– Seja claro e objetivo (obvio é suficiente)

– Tenha agilidade

– Mantenha propriedade e verdade em seu negocio

– Explore com sabedoria os canais de atendimento


Inspire-se sempre e, se faltar inspiração, olhe pela janela de seu escritório e busque no mercado por profissionais capacitados. Lembre-se da Fábula do Porco e da Galinha. Tenha ao seu lado pessoas comprometidas e não apenas envolvidas. Busque sempre excelência no atendimento ao cliente.


Nota do autor: peço licença para explicar porque nesse texto eu escolhi o Pipoqueiro Valdir. Em determinado período de vacas magras em minha família, tiveram a brilhante ideia de comprar um carrinho de pipoca. Bem, isso foi a realidade de minha adolescência e de meus irmãos durante 4 anos. Posso afirmar que minha mãe e meu pai sempre buscavam fazer o melhor, com o máximo de qualidade, desde a limpeza dos carrinhos de pipoca, que nessa altura já eram 4 unidades (risos), até na qualidade do atendimento, com um sorriso e muita alegria.


Adote o exemplo de empresas com excelência no atendimento ao cliente: seja grato!

Lembre-se de consultar sempre um consultor. Um cafezinho vale muito a pena!

0 visualização

MAPA DO SITE

CONTATO

CURTA NOSSA FAN PAGE

  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
© Guersola Consultoria. 2018 - Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo. Desenvolvido por Partner Marketing Digital